BRASIL – Central de Interpretação de Libras auxilia eleitores surdos no segundo turno das eleições municipais neste domingo (27) em São Paulo.

No próximo domingo, 27 de outubro, acontece o segundo turno das eleições municipais e os eleitores surdos ou com deficiência auditiva que ainda têm dúvidas podem contar com a Central de Intermediação de Libras (CIL) para obter informações. O serviço estará disponível nos dias 25, 26 e 27 de outubro, das 7h às 19h, permitindo que os eleitores realizem videochamadas em tempo real com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais.

A plataforma virtual pode ser acessada pelo aplicativo CIL-SMPED, disponível no Google Play e na App Store, ou através da leitura de um QR Code impresso em cartazes nos locais de votação. Para os eleitores do interior, a conexão com a ferramenta pode ser feita através do link disponível na página do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) na internet ou pelo aplicativo do PoupaTempo.

De acordo com informações do TRE-SP, o estado de São Paulo conta com 445.464 eleitores com algum tipo de deficiência, sendo que 134.816 têm deficiência de locomoção, 40.485 deficiência visual e 25.096 deficiência auditiva. Para garantir o acesso de toda a população aos locais de votação, o TRE contará com mais de 10 mil coordenadores de acessibilidade e aproximadamente 1.800 intérpretes de Libras.

Das 103.021 seções eleitorais do estado, 35.371 são acessíveis, sem degraus ou obstáculos que dificultem a circulação de pessoas. Os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida terão atendimento prioritário na fila de votação, assim como seus acompanhantes, seguindo a Lei Federal nº 14.364/2022.

Além disso, as urnas eletrônicas foram adaptadas para garantir a participação de todos os eleitores, com teclas antiaderentes, números em alto-relevo com o alfabeto em braille, e novas vozes para auxiliar as pessoas cegas ou com baixa visão durante o processo de votação. O TRE-SP reforça o compromisso com a acessibilidade e a inclusão de todos os eleitores, garantindo que a democracia esteja ao alcance de todos.

Sair da versão mobile