A aplicação das provas teve início na terça-feira (22) em 109 postos credenciados, distribuídos em 46 locais no Brasil e 63 no exterior. A proficiência na língua portuguesa na variante brasileira é avaliada através do desempenho dos participantes nas partes escrita e oral do exame.
A parte escrita, com duração de até três horas, consiste em quatro tarefas de produção de texto envolvendo diferentes habilidades linguísticas. Já a parte oral tem a duração de 20 minutos e envolve uma interação presencial entre o participante e os avaliadores, onde são abordados temas do cotidiano e de interesse geral.
Os resultados desta edição do exame serão divulgados em 16 de dezembro, por meio do Sistema Celpe-Bras, acessado com login cadastrado no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Nesta segunda edição do ano, o Celpe-Bras 2024/2 alcançou 3.957 inscrições de estrangeiros de 31 países. O espanhol foi o idioma nativo mais comum entre os participantes, com 2.751 inscritos, seguido pelo francês (290) e inglês (175).
O Celpe-Bras é fundamental para estrangeiros interessados em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil, pois é utilizado como comprovação de proficiência na língua portuguesa por instituições de ensino superior e no processo de validação de diplomas. O exame é aplicado semestralmente no Brasil e no exterior, em postos específicos, e oferece atendimento especializado a pessoas com deficiência e outras necessidades específicas. Para esta edição, foram disponibilizadas 7.515 vagas em 133 postos de aplicação, com um total de 56 locais no Brasil e 77 no exterior.