BRASIL – Centro Brasil-Brics de Inovação para Neoindustrialização focará no desenvolvimento sustentável das áreas da saúde, agricultura e economia azul.

O Centro Brasil-Brics de Inovação para Neoindustrialização será inaugurado no ano que vem no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), localizado na Ilha do Fundão, zona norte do Rio de Janeiro. Esta iniciativa tem como objetivo principal o desenvolvimento de tecnologias nas áreas da saúde, agricultura e economia azul, com foco no uso sustentável dos recursos marinhos.

O anúncio da criação desta unidade foi feito pelo reitor da UFRJ, Roberto Medronho, e pelo diretor executivo do Parque, Romildo Toledo, durante as atividades do Fórum de Reitores do Brics, realizado na Universidade Estatal de Moscou Lomonosov (MSU). O evento reuniu representantes de universidades dos países-membros do bloco (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e de nações recentemente integradas, como Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Egito.

Durante o seminário Desenvolvimento da Associação dos Brics no contexto da dinâmica global, que aconteceu na MSU, a delegação da UFRJ apresentou o projeto do Centro Brasil-Brics de Inovação. O reitor Roberto Medronho destacou a receptividade positiva da proposta durante o fórum e ressaltou a importância do diálogo sul-sul no contexto da cooperação técnico-científica entre os países do Brics.

A intenção é atrair empresas dos países do bloco para estabelecer parcerias no Parque Tecnológico da UFRJ, que já abriga empresas de diversas nacionalidades. O reitor enfatizou a necessidade de fortalecer os laços de cooperação e promover a inovação em áreas estratégicas como agroindústria, saúde, bioeconomia, sustentabilidade e cidades inteligentes.

O diretor executivo do Parque Tecnológico da UFRJ, Romildo Toledo, também foi citado por sua relevância no cenário científico internacional, sendo reconhecido como um dos cientistas mais influentes do mundo na área de Building & Construction.

Com a implementação do Centro Brasil-Brics de Inovação, a expectativa é que a cooperação técnico-científica entre os países do bloco promova soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida da população e impulsionar o desenvolvimento sustentável nessas áreas-chave.

Sair da versão mobile