BRASIL – Segundo turno das eleições municipais no Rio de Janeiro terá reforço na segurança para garantir a tranquilidade dos eleitores.

No próximo domingo, dia 27 de novembro, os eleitores dos municípios de Niterói e Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, voltarão às urnas para decidir quem será o prefeito dessas cidades pelos próximos quatro anos. Com o objetivo de garantir a segurança e a tranquilidade durante o segundo turno das eleições municipais, o governo fluminense anunciou um esquema especial de reforço policial.

De acordo com informações divulgadas, a Secretaria de Estado de Polícia Militar distribuirá um total de 754 PMs nas duas cidades. Em Niterói, serão 535 policiais atuando, enquanto em Petrópolis, o reforço chegará a 219 agentes. O efetivo estará responsável pelo patrulhamento das vias públicas, escolta de urnas, segurança dos locais de votação, suporte às atividades de fiscalização eleitoral, transporte de material e atendimento nas delegacias.

O plano especial de segurança teve início no sábado, dia 26, e se estenderá até o encerramento da votação no domingo. O governador Cláudio Castro ressaltou a importância do reforço policial para garantir a realização do pleito de forma segura e organizada, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral e demais órgãos envolvidos. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) estará monitorando a operação.

Além do reforço policial, um convênio com o Tribunal Regional Eleitoral permitirá que cerca de 50 bombeiros militares e 34 viaturas do Corpo de Bombeiros estejam disponíveis para auxiliar nas atividades dos cartórios eleitorais e da sede do TRE-RJ. Os bombeiros estarão envolvidos no suporte às atividades de fiscalização eleitoral e transporte de material.

A manhã deste sábado foi marcada pelo sorteio das urnas eletrônicas de Niterói e Petrópolis que passarão por auditorias durante o segundo turno. Ao todo, nove urnas foram sorteadas para realização dos testes de Autenticidade e Integridade. Os eleitores de Niterói e Petrópolis deverão comparecer aos mesmos locais de votação do primeiro turno, das 8h às 17h, munidos de documento oficial com foto. O transporte coletivo estará suspenso no dia da eleição para facilitar o deslocamento dos eleitores, e a propaganda eleitoral será permitida apenas de forma individual e silenciosa.

Sair da versão mobile