As cisternas terão capacidade de 16 mil litros, visando garantir acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo humano. O programa contou com a parceria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Durante o evento, foram assinados contratos com as entidades executoras responsáveis pela construção das cisternas. A meta é entregar as primeiras 500 cisternas até o primeiro trimestre de 2025. Para Vitor Pereira, esse é um marco histórico do Governo Paulo Dantas, que visa trazer segurança hídrica para os pequenos produtores e garantir segurança alimentar.
A secretária da Seagri, Aline Rodrigues, anunciou a homologação de editais para a entrega de outras 2.020 cisternas, que irão contribuir para a agricultura familiar e o homem do campo. O investimento previsto é de mais de R$ 9 milhões, em parceria com o Governo Federal.
Uma das beneficiárias do programa, Rafaela dos Santos, moradora da comunidade quilombola Tabacaria, em Palmeira dos Índios, expressou sua gratidão pelo acesso à água tratada garantido pelo governo. A entrega das cisternas promete trazer impactos positivos para a vida dos moradores da região, melhorando a qualidade de vida e a produção agrícola local.