O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) e assegura um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos, ou à pessoa com deficiência de qualquer idade. Com a participação de 320 pessoas, o seminário abordou palestras, apresentações de experiências municipais bem sucedidas e discussões referentes às portarias do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), em parceria com o Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que entraram em vigor em julho daquele ano.
A programação do evento contou com diversas atividades ao longo do dia, como acolhimento com café, mesas de abertura, painéis sobre a importância da inclusão dos beneficiários do BPC no Cadastro Único, desafios da tecnologia no INSS, experiências municipais e o protagonismo da pessoa idosa e com deficiência no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Houve também momentos de perguntas e respostas, intervalos para brunch e homenagens aos municípios com as maiores taxas de inclusões de beneficiários no BPC.
O Seminário Estadual foi uma importante iniciativa da Secretaria de Assistência para promover a inclusão e garantir a acessibilidade dos beneficiários do BPC aos programas sociais e benefícios. A troca de experiências e discussões promovidas durante o evento contribuíram para fortalecer a rede de assistência social no estado de Alagoas.