Este torneio representa a primeira competição internacional no ciclo de preparação para os próximos Jogos Paralímpicos, que serão realizados daqui a quatro anos em Los Angeles, nos Estados Unidos. O Brasil não participou das duas últimas edições (Tóquio 2020 e Paris 2024), e terá pela frente times como Argentina, Chile, Peru e Colômbia.
Com um time bastante jovem, o técnico Itamar da Silva destacou a importância de dar entrosamento aos jogadores e acompanhá-los no cenário internacional. Dos 11 convocados para o torneio, quatro deles vestem a amarelinha pela primeira vez, incluindo Norton Rodrigues, Dario Filho, José Maranhão e Dione Schug. O capitão da equipe, Eduardo Silva, conhecido como Feijão, ressaltou a importância de desenvolver os novos talentos visando o objetivo de conquistar a vaga em Los Angeles.
Na fase inicial do Sul-Americano, todas as seleções se enfrentarão, e as duas com melhor desempenho avançarão para a final. Já as terceira e quarta colocadas disputarão a medalha de bronze. A competição promete ser acirrada, com times em busca não apenas de resultados positivos, mas também de evolução e preparação para desafios futuros.