Dados alarmantes revelam a urgência dessas iniciativas. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) de 2021, uma em cada cinco adolescentes já foi vítima de violência sexual. Além disso, meninas menores de 13 anos representam a maioria das vítimas de estupro de vulnerável no país. Diante desse cenário preocupante, a parceria com o Instituto Serenas, financiada pelo Fundo Canadá para Iniciativas Locais, se torna essencial.
A diretora executiva do Instituto Serenas, Amanda Sadalla, ressaltou a importância de educar para a prevenção de violências desde cedo, destacando o papel fundamental da escola nesse processo. Para Roseane Vasconcelos, secretária de Estado da Educação, a parceria contribuirá para a implementação de legislações como a Lei Maria da Penha e a Base Nacional Comum Curricular.
Maria Silva, secretária de Estado da Mulher, enfatizou que a parceria com a Seduc e o Instituto Serenas fortalecerá as políticas interseccionais de prevenção e enfrentamento das violências contra meninas e mulheres. O projeto prevê a formação de lideranças, a produção de materiais informativos e o desenvolvimento de políticas educacionais intersetoriais.
A primeira atividade da parceria será a jornada formativa para lideranças com o tema “Construindo escolas seguras para todas as meninas”, que ocorrerá no Centro de Formação Professor Ib Gatto Falcão. Essa iniciativa representa um passo importante na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que combata e previna todas as formas de violência de gênero.