BRASIL – Discussões sobre abordagem “Uma Só Saúde” dominam segundo dia da Reunião de Ministros de Saúde do G20 no Rio de Janeiro.

No segundo dia da Reunião de Ministros de Saúde do G20, realizada no Rio de Janeiro, as discussões em torno da abordagem “Uma Só Saúde” ganharam destaque. O encontro faz parte da programação da presidência brasileira do G20, que reúne as 19 maiores economias do mundo, a União Europeia e a recentemente integrada União Africana. O objetivo do grupo é promover o diálogo e a coordenação em temas econômicos, sociais, de desenvolvimento e cooperação internacional.

O Brasil assumiu a presidência do G20 em dezembro do ano passado, sucedendo a Índia. É a primeira vez que o país exerce essa posição desde a criação do formato atual do G20 em 2008. No fim do ano, a presidência será transferida para a África do Sul.

Uma das diretrizes do Ministério da Saúde brasileiro no G20 é fortalecer a abordagem “Uma Só Saúde”. Essa abordagem busca estimular a colaboração entre diferentes setores para desenvolver soluções integradas para desafios globais, como pandemias, resistência antimicrobiana, mudanças climáticas e perda de biodiversidade.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância da saúde ambiental no contexto da abordagem “Uma Só Saúde”, ressaltando a cooperação em todos os níveis, do local ao global, para enfrentar desafios emergentes e reemergentes. A implementação dessa abordagem promove a cooperação entre os setores de saúde humana, animal, vegetal e ambiental.

Nesse sentido, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) formaram uma aliança para desenvolver o Plano de Ação Conjunto para Uma Só Saúde (2022–2026). O objetivo é trabalhar de forma coordenada para melhorar o acesso a vacinas, medicamentos e diagnósticos, com foco nas populações vulneráveis.

A ministra também ressaltou a importância de fomentar a inovação, a pesquisa e a resiliência nesse contexto. A abordagem “Uma Só Saúde” apresenta oportunidades para o desenvolvimento e implementação de programas, políticas públicas, legislações e pesquisas que visam alcançar melhores resultados nas estratégias de saúde.

Dessa forma, a discussão em torno da abordagem “Uma Só Saúde” na Reunião de Ministros de Saúde do G20 reforça a importância da colaboração entre diferentes setores e disciplinas para enfrentar os desafios globais em saúde.

2 Comentários

  1. When I originally left a comment I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on each time a comment is added I recieve 4 emails with the exact same comment. Is there a way you can remove me from that service? Thanks a lot!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo