Inicialmente previstas para serem divulgadas em outubro, coincidindo com o Dia do Professor, as medidas tiveram que ser adiadas devido a questões orçamentárias, de acordo com Santana. Além do Programa Pé-de-Meia, também está previsto um concurso unificado para a contratação de professores em todo o país, semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os estudantes.
Santana ressaltou a importância da sociedade compreender a relevância do reconhecimento e valorização dos professores no país, enfatizando que essa é uma discussão global. O objetivo das ações é incentivar os jovens a ingressarem na carreira docente, já que estudos indicam uma possível carência de professores no Brasil no futuro.
Mesmo em meio a discussões sobre cortes orçamentários, o ministro acredita que a área da educação não deve ser impactada. Ele afirmou que as políticas prioritárias do ministério não serão inviabilizadas por medidas econômicas do governo e que estão sendo ampliados investimentos em programas como o Pé-de-Meia e a expansão de institutos federais e universidades.
As ações de valorização dos professores deverão ser implementadas no ano de 2025, conforme anunciado por Santana. O ministro também está participando de reuniões internacionais, como a reunião dos ministros de Educação do G20, em Fortaleza, onde a valorização dos professores e a priorização da educação nos países são temas em destaque. A preocupação com o financiamento e a equidade na educação estão entre as pautas discutidas no encontro.