BRASIL – Polícia Federal prende mulher suspeita de chefiar organização de tráfico internacional de drogas na zona leste de São Paulo

Na manhã desta quarta-feira (30), a Polícia Federal (PF) deu continuidade às investigações e operações no combate ao tráfico internacional de drogas. Um mandado de prisão e um de busca e apreensão foram cumpridos na zona leste da capital paulista, com o objetivo de prender uma mulher suspeita de liderar uma organização criminosa especializada no envio de “mulas” do tráfico ao exterior.

As “mulas” são pessoas que transportam drogas em seu corpo, sendo utilizadas para levar entorpecentes, principalmente cocaína, para outros países, com destaque para a Europa como principal destino. Algumas dessas pessoas já foram interceptadas no Aeroporto Internacional de São Paulo, tendo sido encaminhadas posteriormente a hospitais públicos para a expulsão da droga ingerida.

A Operação Mula D’Ouro, iniciada em setembro, revelou que o grupo criminoso é composto por pelo menos quatro integrantes, incluindo uma profissional de enfermagem responsável pela administração de medicamentos que auxiliam na permanência das cápsulas de drogas no organismo.

Os dados divulgados pela PF são alarmantes: somente neste ano, de janeiro a 29 de outubro, 161 pessoas foram detidas com drogas engolidas em cápsulas, um aumento de 300% em comparação ao ano de 2023, quando 41 indivíduos foram presos da mesma forma. A polícia ressaltou que mais de 10 operações já foram realizadas este ano para desmantelar grupos que atuam de maneira semelhante, resultando na prisão de mais de 30 pessoas.

A PF continua com as investigações e ações para coibir essas práticas criminosas, garantindo a segurança da população e a integridade das fronteiras nacionais no combate ao tráfico de drogas.

Sair da versão mobile