O evento, que foi direcionado para todos os examinadores do estado, contou com a participação de especialistas que abordaram temas como atualização de legislação, atendimento a pessoas com deficiência, mecânica básica e ética. Segundo Manassés Mesquita, chefe da Banca Examinadora do Detran, a capacitação visa atualizar os profissionais para oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e equitativo, garantindo que todos os candidatos sejam avaliados com os mesmos parâmetros.
Ricardo Couto, examinador de trânsito, destacou a importância da atualização, especialmente diante do mutirão de provas práticas que o Detran realizará nos meses de novembro e dezembro em Maceió e no interior. Serão abertas 2.200 vagas extras para essas provas, beneficiando candidatos que estão próximos de encerrar o prazo de 12 meses para obtenção da 1ª Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Além disso, candidatos que iniciaram o processo em 2019 e foram impactados pela pandemia terão a oportunidade de realizar as provas dentro do prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito. Essa medida visa facilitar o acesso ao mercado de trabalho e ajudar na obtenção da CNH.
O Detran de Alagoas reforça a importância da capacitação contínua dos profissionais envolvidos no processo de exames de trânsito, garantindo um serviço de qualidade e um atendimento equitativo a todos os candidatos. A iniciativa do curso de atualização demonstra o compromisso do órgão em promover a segurança no trânsito e a qualificação dos seus profissionais.