Os totens de videomonitoramento foram removidos das regiões da Praça Multieventos, na Pajuçara, e do Corredor Vera Arruda, na Jatiúca, sem uma explicação formal por parte da Prefeitura. Durante a audiência, o juiz determinou que a administração municipal se manifeste até às 15h do dia seguinte sobre o processo administrativo que autoriza a instalação dos totens removidos e dos demais previstos no projeto de segurança.
A Secretaria de Segurança Pública havia iniciado o processo de instalação dos totens em agosto, mas esbarrou na lentidão dos trâmites na Secretaria Municipal de Segurança Cidadã. O Secretário Flávio Saraiva enfatizou a importância desses equipamentos, que são fundamentais para a segurança da população de Maceió, por serem equipados com câmeras de 360 graus, leitura facial, sistema OCR para leitura de placas de veículos e um botão de emergência.
O Secretário-executivo de Segurança Pública, Patrick Madeiro, destacou que a SSP adotou medidas para garantir que o projeto esteja em conformidade com os padrões legais e técnicos, ressaltando o valor dos equipamentos para a segurança preventiva. A expectativa é que a Prefeitura compreenda a importância do projeto e colabore para a retomada dos esforços de instalação dos totens nas demais localidades programadas, a fim de oferecer um sistema de segurança ampliado e atualizado com novas tecnologias para a comunidade de Maceió.