BRASIL – Pesquisa aponta que 56% dos trabalhadores brasileiros levam marmita ou lanche para o trabalho, revela estudo da Sapore.

Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto QualiBest e encomendada pela Sapore, multinacional brasileira de serviços de alimentação e facilities, revelou que a maioria dos trabalhadores brasileiros opta por levar marmita ou lanche para se alimentar durante o expediente. De acordo com o estudo, 56% dos entrevistados afirmaram adotar essa prática, sendo que 42% levam marmita e os outros 14% optam por lanches ou salgados.

O levantamento, que contou com a participação de 816 pessoas de todas as regiões do país, foi apresentado durante o 2º Seminário Aberc (Associação Brasileira de Refeições Coletivas), realizado em São Paulo. A pesquisa também mostrou que 31% dos trabalhadores compram marmitas ou lanches na rua, 28% utilizam o vale refeição/alimentação, 21% frequentam os restaurantes corporativos e 7% afirmam não se alimentar no ambiente de trabalho.

Outro dado interessante apontado pelo estudo é que 87% dos entrevistados consideram o restaurante corporativo um grande benefício para o trabalhador. Segundo a Associação Brasileira de Refeições Coletivas, o setor movimenta mais de R$ 21 bilhões na economia nacional anualmente, alimentando mais de 37 milhões de pessoas em empresas, hospitais e instituições de ensino.

No que diz respeito aos gastos com alimentação no trabalho, a pesquisa revelou que 45% dos trabalhadores brasileiros desembolsam entre R$ 220 e R$ 440 por mês para se alimentar, enquanto 18% gastam entre R$ 450 e R$ 660. Já 23% afirmaram não ter gastos com alimentação no trabalho devido ao acesso aos restaurantes corporativos.

O estudo também observou que a maioria dos trabalhadores (77%) prefere o tradicional prato feito, composto por arroz, feijão, proteína e acompanhamento, demonstrando a busca por uma alimentação equilibrada. No entanto, a curiosidade gastronômica dos brasileiros se manifesta quando questionados sobre a possibilidade de ter à disposição pratos temáticos, como comida oriental, italiana ou mineira, sendo que 72% dos usuários de restaurantes corporativos demonstraram interesse em experimentar novas opções culinárias.

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