De acordo com Santana, os estudantes serão selecionados com base na nota do Enem. Ele enfatizou a importância de atrair bons alunos para as licenciaturas, uma vez que há uma carência de professores em áreas como matemática, física, química e biologia. O ministro não divulgou o valor exato do benefício, mas explicou que os estudantes receberão recursos que ficarão retidos em uma poupança, disponíveis para acesso após a conclusão da formação.
Além do Pé-de-Meia para Licenciaturas, o governo pretende valorizar os professores da educação básica com medidas como o programa Mais Professores, inspirado no Mais Médicos. Esse programa oferecerá incentivos aos professores que trabalham em áreas com poucos profissionais de educação. Segundo o ministro, é fundamental valorizar a profissão docente no país, combatendo a falta de reconhecimento e valorização que tem levado muitos jovens a desistirem de seguir a carreira de professor.
Pesquisas indicam que o Brasil enfrentará uma escassez de 235 mil professores de educação básica até 2040, devido ao desinteresse pela profissão. As ações anunciadas pelo Ministério da Educação estarão condicionadas à disponibilidade orçamentária, conforme afirmou o secretário executivo Leonardo Barchini. Em um momento de revisão dos gastos do governo federal, o ministro assegurou que nenhuma política ou programa em andamento será afetado por medidas de contenção de despesas.
Diante do cenário desafiador da educação no país, as iniciativas anunciadas pelo Ministério da Educação visam incentivar o interesse pela profissão docente, garantindo a formação de novos professores capacitados para contribuir com a qualidade da educação no Brasil. A valorização e o reconhecimento da importância dos professores são passos fundamentais para garantir um futuro sólido e promissor para a educação brasileira.