No entanto, o Rio Grande do Sul terá uma precipitação dentro da faixa normal, com possibilidade de algumas localidades registrarem índices acima da média. Já para a região Nordeste, centro-norte do Pará, Amapá, Roraima, sudoeste do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a previsão é de chuvas próximas ou abaixo da média do mês de novembro.
A escassez de chuvas na região nordeste da Amazônia e em parte relevante do Nordeste pode impactar o plantio da soja, devido à redução nos níveis de umidade no solo, principalmente no Matopiba, região que abrange Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de chuvas mais regulares, o que beneficiará o plantio e o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Já no Sul do país, as chuvas devem se manter próximas à média histórica, contribuindo para os cultivos de inverno.
Além disso, a previsão do Inmet aponta que as temperaturas deverão ser acima da média em grande parte do território nacional, com destaque para o norte das regiões Norte e Nordeste, que podem registrar médias acima dos 28°C. Por outro lado, no leste da região Sudeste e Sul, as temperaturas podem ficar próximas ou um pouco abaixo da média devido aos dias consecutivos de chuva.
Assim, o mês de novembro promete ser marcado por variações climáticas em diferentes regiões do Brasil, o que pode impactar diretamente nas atividades agrícolas e na vida das pessoas que vivem nessas áreas.