Além disso, desde outubro, o Procon-SP está monitorando os preços de 60 produtos em mais de dez sites de lojas online, com o objetivo de verificar se os valores estão sendo aumentados artificialmente antes da Black Friday para simular descontos enganosos. Essa ação visa proteger o consumidor de possíveis práticas abusivas por parte dos estabelecimentos comerciais.
Os postos de atendimento estão localizados em pontos estratégicos, como nas estações Tatuapé (CPTM), Sacomã (Metrô) e Jabaquara (EMTU), e estarão disponíveis todas as sextas-feiras do mês de novembro. Em caso de feriado, como no dia 15 de novembro, o atendimento será antecipado para a véspera, garantindo a continuidade dos serviços e o suporte aos consumidores.
Para atender também os moradores do interior e litoral, o Procon-SP disponibilizou micro-ônibus do Procon Móvel, que oferecerão orientação e assistência aos consumidores fora da capital. A iniciativa de disponibilizar atendimento às sextas-feiras, das 9h às 16h, foi estendida para esses pontos, proporcionando um período extra de consulta e resolução de problemas.
Durante todo o mês de novembro, o Procon-SP utilizará suas redes sociais para compartilhar recomendações e dicas úteis para os consumidores identificarem sites suspeitos e ofertas enganosas. Além disso, o órgão enviou comunicados para empresas com histórico de reclamações e entidades representativas dos fornecedores, buscando garantir que todos respeitem os direitos dos consumidores e evitem práticas abusivas durante a Black Friday.
A iniciativa do Procon-SP visa promover um ambiente de compras mais seguro e transparente para os consumidores, garantindo que possam aproveitar as promoções da Black Friday com tranquilidade e confiança.