Já na Região Sudeste, a previsão aponta um aumento do risco para pancadas de chuva forte em São Paulo, no oeste e sul de Minas Gerais, especialmente a partir da tarde. Nas demais regiões do Brasil, a chance de chuvas diminui para o período da tarde e noite, porém não podem ser descartadas, mesmo que de forma passageira, conforme informado pelo Inmet.
O meteorologista Thiago Souza explica que a presença de uma massa de ar quente e úmida sobre o Brasil neste fim de semana, aliada à circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera, é o que favorece a formação dessas áreas de instabilidades. Essas condições climáticas devem permanecer ao longo do dia, impactando diretamente nas condições do tempo durante a realização da primeira prova do Enem.
Com mais de 4,3 milhões de inscritos confirmados para participar do exame, os estudantes serão desafiados com 45 questões de múltipla escolha nas áreas de linguagens, ciências humanas, além da temida prova de redação, que exige a produção de um texto dissertativo-argumentativo com um tema proposto.
No sábado, a Região Sudeste, em especial São Paulo e oeste de Minas Gerais, já enfrentaram temporais isolados, com previsão de mais chuvas a partir da tarde. Já no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, a previsão é de sol e calor. Enquanto nas regiões Centro-Oeste e Norte, as pancadas de chuva moderadas a fortes devem ocorrer à tarde e à noite devido à influência de uma massa de ar quente e úmida na região. Os candidatos do Enem devem ficar atentos ao clima e se preparar para possíveis adversidades meteorológicas durante a realização da prova.