As obras visam integrar as redes de distribuição de água e coleta de esgoto para tratamento, com o objetivo claro de buscar a universalização do saneamento no estado. O Governo de Alagoas tem acompanhado de perto essas ações, com destaque para o programa Mais Água Alagoas e o Canal do Sertão.
Em Capela, Chã Preta, São Luís do Quitunde e Porto Calvo, a Verde Alagoas está ampliando a capacidade de abastecimento de água, instalando adutoras, realizando novas ligações e recuperando o asfalto. Já na cidade de São Miguel dos Campos, a Águas do Sertão está finalizando obras de esgotamento sanitário, com o objetivo de melhorar a saúde pública e proteger o meio ambiente.
A BRK, que abastece a região metropolitana de Maceió, também está realizando importantes obras. No Sistema Pratagy, a empresa finalizou interligações para aumentar o abastecimento de água tratada na região. A estimativa é que mais 40 mil pessoas sejam beneficiadas diariamente.
Além disso, a BRK está implantando novas redes de água em Rio Largo e investindo na expansão da infraestrutura na Barra de São Miguel. A cidade turística terá um grande aumento na cobertura de esgotamento sanitário até 2025.
Com essas ações em andamento, Alagoas está cada vez mais próximo de alcançar a meta de universalização do saneamento, garantindo água de qualidade e melhorando a saúde e qualidade de vida de sua população.