ALAGOAS – Kit Trilha da Cidadania será distribuído em todos os municípios de Alagoas para fortalecer proteção de crianças e adolescentes

No próximo dia 12 de novembro, será realizada a distribuição do Kit Trilha da Cidadania em todos os 102 municípios de Alagoas. O material didático, que tem como objetivo fortalecer a proteção de crianças e adolescentes, será entregue pelo governador Paulo Dantas e pela secretária Arabella Mendonça no Auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

O Kit é composto por uma série de jogos e atividades lúdicas e interativas, desenvolvidas para promover o desenvolvimento da consciência crítica, o entendimento dos direitos e a autoproteção de crianças e adolescentes. Destinado a gestores municipais, técnicos de educação e assistência social, conselheiros tutelares e municipais de direitos, o material busca fortalecer a rede de proteção e prevenir a violência sexual contra esse público em todo o estado.

Dentro do Kit, é possível encontrar expressões de emoções, fitas da proteção, quebra-cabeça com as partes do corpo humano, o jogo Trilhando a Cidadania do Sertão ao Litoral, imagens para comentar e o Conto da Bia. Todo o material foi desenvolvido por profissionais capacitados e será aplicado seguindo as orientações da 2ª Edição do Guia Prático Todo Dia é 18 de Maio.

O programa Todo Dia é 18 de Maio, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), tem como objetivo promover uma cultura de proteção e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes de forma contínua em Alagoas. Através de campanhas de conscientização, oficinas de capacitação, produção de materiais educativos e o fortalecimento de redes de atendimento, o programa busca prevenir e combater a violência sexual de maneira abrangente no estado.

A expectativa é que o Kit Trilha da Cidadania tenha um impacto significativo na vida de milhares de crianças e adolescentes alagoanos, fortalecendo a rede de proteção e capacitando o público infantojuvenil a identificar situações de perigo e recorrer a um adulto de confiança em caso de violação de direitos. A educação sexual é apontada como uma das formas mais eficazes de prevenção da violência sexual, construindo um ambiente seguro e empoderando crianças e adolescentes para reconhecerem seus direitos e expressarem suas necessidades.

Sair da versão mobile