ALAGOAS – “Programa premiado internacionalmente investe mais de R$ 10,4 milhões no Dia da Favela para promover inclusão e infraestrutura”

No dia 4 de novembro de 2024, o Governo do Estado de Alagoas, sob a gestão de Paulo Dantas, celebra o Dia da Favela com importantes investimentos em infraestrutura e direitos humanos. O destaque fica por conta do Programa Vida Nova Nas Grotas, que recebeu um aporte superior a R$ 10,4 milhões e foi reconhecido internacionalmente.

O Vida Nova Nas Grotas é uma iniciativa inovadora, sendo a primeira pública voltada para as grotas em Alagoas. Até o momento, já beneficiou 61 comunidades em Maceió e no interior do estado, com a construção de escadarias, corrimões, pavimentação, entre outras melhorias. O programa se destacou no Prêmio Periferia Viva, promovido pelo Ministério das Cidades, e foi premiado em diversas outras competições internacionais.

Além da infraestrutura, o governo de Paulo Dantas também investe em lazer para as comunidades carentes. Através do programa Taça Nas Grotas, 200 equipes e 4.000 atletas foram beneficiados em seis edições, com estrutura completa para a prática do futebol. Já o programa Digaê, em parceria com a ONU Habitat, estimula a criação de projetos culturais e de comunicação voltados para a juventude das grotas de Maceió, promovendo inclusão e desenvolvimento sustentável.

O governador Paulo Dantas destacou a importância dos programas para resgatar o orgulho dos moradores das favelas, que antes viviam em condições precárias. Com os investimentos em infraestrutura, lazer e cultura, o governo busca garantir mais dignidade e qualidade de vida para essas comunidades periféricas.

O Dia da Favela tem origem histórica, remontando a 1900, quando o Morro da Providência, no Rio de Janeiro, foi oficialmente nomeado como favela, estabelecendo o termo utilizado até os dias atuais para se referir às comunidades de baixa renda.

Sair da versão mobile