Demanda por crédito das empresas do Nordeste cresce em setembro, com Pernambuco liderando aumento, aponta indicador da Serasa Experian.

No mês de setembro, as empresas do Nordeste do Brasil demonstraram um aumento significativo na busca por crédito, segundo dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, a maior datatech do país. De acordo com o levantamento, todas as Unidades Federativas da região registraram crescimento, com Pernambuco liderando o ranking com 5,8%, seguido pelo Maranhão com 4,8%.

No cenário nacional, os médios negócios foram os que mais se destacaram na busca por recursos financeiros em setembro, apresentando um aumento de 7,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Por outro lado, as grandes empresas também registraram um aumento de 3,6%, enquanto as micro e pequenas empresas tiveram uma queda de 4,5%. Esses dados contribuíram para uma redução geral de 4,2% na demanda por crédito no país.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o crescimento da demanda por crédito entre médias e grandes empresas pode ser atribuído à sua capacidade de adaptação, necessidade de capital para expansão e facilidade de acesso ao crédito em comparação com as pequenas empresas.

Em relação aos setores, todos apresentaram queda na procura por recursos financeiros em setembro, com destaque para a categoria “Demais” que engloba empresas dos segmentos primário, financeiro e do terceiro setor, com uma redução de 5,3%. Os setores de Serviços, Indústria e Comércio também registraram declínios, com -5,0%, -4,4% e -3,1%, respectivamente.

Do total de 27 Unidades Federativas, 16 apresentaram crescimento na busca por crédito em setembro, com Amazonas, Maranhão e Tocantins se destacando com os maiores aumentos. Já São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro ficaram nas últimas posições, com quedas de 7,3%, 10,3% e 19,0%, respectivamente.

Sair da versão mobile