ALAGOAS – Governo de Alagoas e ONU-Habitat discutem estratégia para cidades inteligentes visando desenvolvimento sustentável e inclusão social

O governo de Alagoas está empenhado em debater as diretrizes para a criação de uma estratégia estadual de cidades inteligentes em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Este projeto tem como foco o fortalecimento das redes de tecnologia e comunicação, com ênfase em abordagens baseadas em digitalização, energia limpa e inovações tecnológicas. O objetivo final é impulsionar o crescimento econômico e melhorar a oferta de serviços, promovendo uma inclusão ampla e acessível.

A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) é a protagonista desse projeto, com a responsabilidade de criar políticas públicas, planos e ações voltadas para o desenvolvimento de uma urbanização sustentável e inclusiva. A proposta será construída de forma colaborativa, envolvendo várias secretarias de Estado, a fim de elaborar um relatório conjunto essencial para a transformação dos planos das cidades inteligentes e a integração de tecnologias avançadas no planejamento urbano, com foco na regeneração urbana baseada em soluções que priorizam as necessidades das pessoas.

A oficina colaborativa para a elaboração das estratégias está marcada para acontecer nesta quinta-feira (7), na sede da Secti, localizada no bairro do Jaraguá. Durante o evento, será discutido o desenvolvimento de uma estratégia de cidades inteligentes ajustada às realidades e necessidades específicas de cada região do Estado.

Alex Rosa, coordenador de Programas do ONU-Habitat, destacou que essa iniciativa está alinhada com a “Visão Alagoas 2030”, visando alcançar o desenvolvimento sustentável por meio de tecnologias que atendam às necessidades específicas de cada região do estado. O secretário da Secti, Silvio Bulhões, reforçou a importância de integrar o uso de tecnologias no processo de planejamento urbano para garantir um futuro mais inteligente e inclusivo para Alagoas.

O ONU-Habitat, criado em 1978, é a agência da ONU especializada em melhorar a qualidade de vida em um mundo urbanizado. Seu escritório regional para a América Latina e o Caribe está localizado no Rio de Janeiro desde há mais de 20 anos, envolvendo projetos e iniciativas implementadas em vários países da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo