No município de Capela, foram registrados dois casos confirmados de meningite, sendo um de uma criança de 9 anos e outro de um adulto de 52 anos. O Secretário de Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destacou a importância do diagnóstico precoce e das medidas de controle para garantir uma assistência adequada aos pacientes.
A Sesau ressaltou a importância de manter as unidades abastecidas com medicamentos para tratamento precoce, bem como de manter o calendário vacinal atualizado, como medida eficaz no combate à doença. Marta Celeste, pediatra e assessora técnica da Sesau, destacou a importância das capacitações para os profissionais de saúde visando o diagnóstico precoce e o atendimento ágil.
A superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Waldineia Silva, explicou que a reunião foi solicitada pelo município de Capela, que está em alerta para a possibilidade de novos casos. Até o momento, não há registros de casos secundários na cidade, e os casos confirmados evoluíram para a cura.
De janeiro a outubro de 2024, Alagoas notificou 17 casos de doença meningocócica, com oito mortes confirmadas. A secretária de Saúde de Capela, Lícia Calheiros, destacou a importância dos protocolos seguidos no diagnóstico precoce dos pacientes e o acompanhamento necessário para garantir a recuperação. O município continua em alerta e investigando os casos, com o apoio da Sesau.