A ideia do vídeo surgiu da necessidade de resgatar a história do Ipaseal Saúde, desde a sua fundação na década de 60 até os dias atuais. A intenção é mostrar a importância do órgão na vida dos servidores públicos alagoanos, destacando o seu rico e respeitável legado ao longo dos anos.
Alfredo Ramos, filho de Genaura Ribeiro Ramos, uma das fundadoras do Ipaseal Saúde, teve papel fundamental na instituição como chefe do Arquivo Central do órgão e membro da Comissão de Gestão Documental. Sua experiência e conhecimento serão essenciais para a produção do documentário, que terá início ainda este ano.
O Ipaseal foi criado em 1962 com o objetivo de prestar assistência previdenciária, médica, hospitalar, odontológica, financeira, habitacional e social aos servidores públicos alagoanos. Em 2005, a instituição passou por uma reformulação e deu origem ao Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde), que funciona como plano de saúde desde então.
Com a iniciativa de produzir um vídeo documentário, o Ipaseal Saúde busca eternizar sua história e reforçar o compromisso com a assistência aos servidores públicos de Alagoas. A narrativa contada por meio desse projeto promete resgatar memórias, valorizar a trajetória da instituição e enaltecer o legado deixado ao longo dos anos.