UNICEF revela as 56 cidades de Alagoas que mais melhoraram políticas para infância e adolescência e recebem Selo UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) divulgou nessa quarta-feira um relatório com as 56 cidades de Alagoas que mais melhoraram suas políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes entre os anos de 2021 e 2024. Essas cidades se destacaram por avançarem mais do que a média nacional em diversas áreas, gerando impactos positivos para a infância e adolescência. Como reconhecimento por seus esforços, essas cidades receberam o Selo UNICEF.

Essas cidades premiadas se dedicaram a cuidar da primeira infância e da adolescência, melhorar a educação em todas as fases, investir na saúde física e mental, promover hábitos de higiene e acesso à água limpa, proteger crianças e adolescentes contra violências e garantir a proteção social às famílias vulneráveis. Todas elas participaram da estratégia do Selo UNICEF, que tem a Asserte como parceira de implementação em Alagoas, com o intuito de auxiliar cidades em regiões mais vulneráveis a melhorar suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.

Segundo Youssouf Abdel-Jelil, representante do UNICEF no Brasil, essas cidades mostram que é possível melhorar significativamente em áreas essenciais para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. O UNICEF celebra o progresso dessas cidades em regiões vulneráveis, que conseguiram evoluir e cumprir de forma mais eficiente os deveres do poder público em relação aos direitos da infância e adolescência.

Apesar dos grandes desafios enfrentados, os avanços conquistados pelas cidades que receberam o Selo UNICEF devem ser comemorados. A proteção das crianças contra violências é uma das áreas de destaque, com a implementação do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) para registrar e encaminhar casos de violência. O número de notificações de violências contra crianças e adolescentes aumentou significativamente nas cidades certificadas em Alagoas, mostrando um progresso importante nesse aspecto.

O Selo UNICEF será entregue oficialmente aos municípios de Alagoas em uma cerimônia em Maceió, no dia 2 de dezembro. Durante esse evento, as principais conquistas das cidades serão reconhecidas e celebradas. Este reconhecimento é fruto de um trabalho conjunto entre o UNICEF e os governos estaduais e municipais para garantir que as políticas públicas municipais estejam alinhadas com os direitos fundamentais das crianças e adolescentes.

Botão Voltar ao topo