As vagas disponíveis serão para os cargos de advogado, analista de gestão corporativa, analista de tecnologia da informação e especialista em petróleo e gás, com atuação em diversas áreas da empresa. Todos os contratados irão trabalhar na sede da PPSA, localizada no Rio de Janeiro.
A presidente interina da PPSA, Tabita Loureiro, explicou que a iniciativa de realizar o concurso público se deve à necessidade de expandir o quadro de pessoal da empresa, que atualmente conta apenas com colaboradores em cargos comissionados. Com o aumento das atividades previstas para os próximos anos, a contratação de novos profissionais se faz imprescindível para atender à demanda de gestão dos contratos de partilha e comercialização de petróleo e gás natural.
As provas estão programadas para serem realizadas no primeiro semestre de 2025, podendo ocorrer nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo ou Salvador. Serão aplicadas provas objetivas para todos os cargos, e os candidatos às vagas de advogado e especialista em petróleo também terão que passar por uma avaliação discursiva. Além disso, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência (PCDs) e 20% para candidatos autodeclarados negros.
Criada em 2013 no governo da presidenta Dilma Rousseff, a PPSA é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia. Sua missão é gerenciar os contratos de comercialização de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos da União. A empresa não é responsável pela execução direta ou indireta das atividades de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás, mas sim pela gestão dos contratos relacionados a essas atividades.
O contrato de Libra, assinado em 2013, foi o primeiro resultado da primeira rodada de partilha de produção promovida pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Com a realização deste concurso público, a PPSA dá continuidade ao seu papel de gerir de forma eficiente os recursos naturais do país e contribuir para o desenvolvimento do setor de petróleo e gás no Brasil.