Os responsáveis pela criação e direção do documentário foram Antônio “Skalybul” Givaldo e Maria Victória Apolinário, que são participantes do programa Digaê!. O evento em que o curta foi exibido é considerado a maior conferência sobre urbanização sustentável do mundo e é organizado pelo ONU-Habitat. Essa foi a 12ª edição do Fórum Urbano Mundial, que contou com a presença de mais de 35 mil inscritos de 182 países.
O programa Digaê! é uma iniciativa do Governo de Alagoas em parceria com o ONU-Habitat, apoiado pelo Instituto Pólis e Viração Educomunicação. Reconhecido internacionalmente, o programa foi premiado como um dos três melhores na categoria Inclusão Social no Congresso Mundial de Cidades Inteligentes em Barcelona.
A proposta do Digaê! é fortalecer o entendimento sobre o direito à cidade entre os jovens das grotas, utilizando a comunicação e tecnologias como ferramentas para incentivar o protagonismo e a expressão sobre seus territórios. O curta-documentário exibido no Fórum Urbano Mundial foi gravado na Vila Emater II e aborda temas como afeto, acolhimento e a importância da comunidade.
A participação do filme no festival de cinema Urban Cinema durante o Fórum Urbano Mundial é um marco importante não apenas para Antônio e Maria Victória, mas para os jovens LGBTQIAPN+ das periferias brasileiras, em especial os alagoanos. Este momento representa as histórias de Elaine Santos, Grazzyelly Hadassa dos Santos, Galberto Barros e Leonardo Santana, jovens que são retratados no documentário.
O objetivo final do programa Digaê! é transformar-se em uma política pública efetiva por meio do programa Pró-Jovem, buscando fortalecer o protagonismo das juventudes e ampliar as discussões sobre as comunidades periféricas. O filme pode ser assistido clicando no link disponibilizado.