ALAGOAS – “Fapeal lança novo espaço de internacionalização no site com foco em editais e oportunidades para pesquisadores de Alagoas”

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) anunciou nesta quinta-feira (07) o lançamento de uma nova área de internacionalização em seu site oficial. A aba “Internacional”, localizada no menu “Editais” da “Área do Pesquisador”, será destinada à publicação de chamadas públicas em parceria com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), oferecendo oportunidades no exterior para pesquisadores de Alagoas.

A nova página já estreou com quatro novos editais internacionais, sendo que um deles inclui a dimensão de “inovação e empreendedorismo”. Essas oportunidades internacionais são viabilizadas por meio de acordos com entidades de pesquisa do exterior, principalmente europeias, facilitados pelo Confap. O Governo de Alagoas está destinando aproximadamente R$286 mil em possíveis contrapartidas para os 4 editais, que incluem itens financiáveis como passagens aéreas.

Segundo o assessor científico de pesquisas e tecnologia da Fapeal, Daniel Carvalho, a criação dessa área exclusiva para os editais internacionais no site é uma forma de divulgar as parcerias, editais e acordos em que a Fapeal está envolvida, permitindo que os pesquisadores alagoanos ampliem sua participação nessas oportunidades.

Dentre os editais anunciados, destaca-se a chamada transnacional conjunta Water for Circular Economy 2024, que conta com a adesão de 36 países parceiros da União Europeia, incluindo o Brasil. O objetivo é apoiar projetos colaborativos de pesquisa e inovação para melhorar a segurança hídrica em longo prazo. As inscrições estão abertas até 13/11 e exigem que os candidatos tenham concluído o pós-doutorado a partir de 12/09/2014.

Além disso, outros editais estão disponíveis, como o ERC IA 2024, o Conselho Nacional de Pesquisa da Itália CNR 2024 e o Marie Sklodowska-Curie Intercâmbio de Pessoal MCSA 2024. Para mais informações e inscrições, os interessados podem acessar o site da Fapeal e conferir as diretrizes de cada chamada. A nova área de internacionalização promete abrir portas para os pesquisadores alagoanos no cenário internacional e fortalecer a colaboração científica entre países.

Sair da versão mobile