A entidade prevê que cerca de 20% dessas novas vagas poderão se efetivar a partir do início de 2025, demonstrando um cenário positivo impulsionado pelo desempenho acima do esperado da economia brasileira. A FecomercioSP destaca que o setor varejista, por estar próximo do consumidor final, tende a ser impactado de forma positiva pelo avanço da demanda, motivado pelo crescimento do emprego no país, avanço do crédito e políticas fiscais.
Dentre os novos postos de trabalho esperados, 75% devem ser gerados já em novembro, coincidindo com o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário aos trabalhadores celetistas. As funções mais requisitadas serão as de atendentes, vendedores, operadores de caixa, repositores de mercadorias e embaladores, com destaque para os segmentos de vestuário, calçados e artigos de viagem, responsáveis por 40% das vagas previstas.
Em seguida, espera-se a abertura de vagas nos setores de produtos alimentícios, com supermercados e hipermercados criando 35% dos postos de trabalho, seguidos de atividades específicas como açougues, lojas de bebidas, hortifrútis, lojas de cosméticos, perfumarias e aparelhos de uso doméstico. O otimismo do varejo reflete não apenas a retomada econômica, mas também a confiança na recuperação do mercado de trabalho e no aumento do poder de consumo das famílias brasileiras.