Uma comissão composta por três oficiais da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) esteve presente na 3ª edição do Curso de Câmeras Corporais e Uso da Força, realizado entre os dias 4 e 8 de novembro, em Brasília. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), tem como principal objetivo dar continuidade à implementação de câmeras corporais pelas instituições militares.
Os oficiais presentes no curso foram os tenentes-coronéis Hiraque Agnes e Bruno de Lima Lins, juntamente com o major Pedro de Oliveira, representando a PM e lotados em diferentes unidades da corporação. Durante as 40 horas de capacitação, foram debatidas questões relacionadas às legislações que regulamentam o uso desses equipamentos, modelos de câmeras disponíveis no mercado e exemplos de sua utilização em outras instituições que já adotaram essa tecnologia.
O comandante-geral da PM, Paulo Amorim, destacou a importância da implementação das câmeras corporais como uma ferramenta fundamental para garantir segurança jurídica às ações realizadas pela corporação. Segundo ele, a tecnologia traz mais credibilidade ao relato dos policiais durante o atendimento de ocorrências, e a PM-AL está totalmente engajada no processo de implementação desses equipamentos.
Além do aspecto das câmeras corporais, o curso também abordou questões relacionadas ao uso da força, conforme estabelecido por uma portaria do MJSP. A capacitação faz parte de um acordo firmado entre o Ministério e 16 estados da Federação, visando a adesão ao projeto de inclusão das câmeras no serviço operacional até o ano de 2026. Este curso representa mais um passo importante na modernização e aprimoramento das práticas da Polícia Militar de Alagoas.