Durante o evento, os militares formandos apresentaram um pelotão ao oficial mais antigo presente, e foram homenageados membros da sociedade civil e militares que contribuíram para a formação dos novos centauros, como são chamados os policiais que concluem o CPMon. Além disso, houve honras militares ao veterano presente, subtenente da reserva remunerada Jose Cícero Marinho Lima.
O coronel Carlos Azevedo, em seu discurso, parabenizou os formandos pela conclusão do curso e destacou a importância do policiamento montado para a segurança em Alagoas. Ele ressaltou que a cavalaria está presente nos principais eventos do estado, desempenhando um papel de alta eficiência na segurança pública.
Durante a solenidade, também foram realizadas demonstrações de adestramento, formações de choque e simulações de abordagens com a utilização dos cavalos. O Curso de Policiamento Montado teve duração de 90 dias e uma carga horária de 495 horas, abordando disciplinas teóricas e práticas sobre o policiamento com equinos.
Essa formatura coroou os esforços dos militares que se dedicaram ao longo de três meses de capacitação, reforçando a importância do policiamento montado para a segurança pública em Alagoas.