O soldado Huarni Dias, da Rotam, conquistou o primeiro lugar na turma, seguido pelo soldado José Gabriel Borba e pelo sargento Wellington Florêncio, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Huarni Dias enfatizou a intensidade e o valor da experiência vivenciada durante o curso, ressaltando a importância de continuar se especializando na área de atuação dentro da corporação.
Com duração de 70 dias, o Cate contou com a participação inicial de 37 alunos e teve como coordenador o tenente Willams Santos, do Bope. Durante o período de formação, os alunos receberam instruções em diversas áreas, como Intervenções Táticas Especiais, Tiro de Precisão, Operações Helitransportadas, Patrulha Urbana em Local de Alto Risco, Defesa Pessoal, entre outras.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, parabenizou os novos “cateanos” e ressaltou a importância do curso para a qualificação dos profissionais da corporação. A solenidade também contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, do delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, do comandante do Bope, tenente-coronel Henrique Jatobá, e de outras autoridades.
Além das homenagens prestadas durante a cerimônia, os participantes do Cate também realizaram uma demonstração com a exposição de técnicas de abordagem. O curso tem como objetivo qualificar os profissionais de Segurança Pública para lidar de forma eficiente em situações de crise e de resgate de reféns, entre outras ocorrências que demandem a atuação de tropas especializadas. Ao todo, já foram realizadas seis edições do Cate, formando um total de 112 profissionais especializados.