Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) apontam que os acidentes elétricos vêm aumentando em todo o país. Somente no primeiro semestre de 2024, houve um aumento de aproximadamente 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esses números tendem a crescer durante o período de festas, mas medidas simples podem ajudar a reduzir os riscos, como destaca o executivo de segurança da Equatorial Alagoas, João Porfírio.
Uma das recomendações é evitar o uso de benjamins e optar por filtros de linha com fusível para prevenir sobrecargas. Além disso, é fundamental ter cuidado com as crianças, que por sua natureza curiosa, podem se aproximar das luminárias e causar acidentes.
Outras dicas de segurança incluem verificar se os produtos possuem o selo do Inmetro, optar por enfeites luminosos de LED para economizar energia, evitar emendas nos fios, manter árvores de Natal longe de materiais inflamáveis, desligar os enfeites ao sair de casa e nunca utilizar postes da rede elétrica para decoração.
Em caso de acidentes ou emergências envolvendo a rede elétrica, a Equatorial Alagoas orienta os consumidores a isolarem a área e entrarem em contato imediatamente com a distribuidora, os Bombeiros ou o SAMU.
Com essas orientações simples, é possível desfrutar de um Natal iluminado de forma segura e tranquila. Afinal, a magia das festividades deve ser celebrada com alegria, sem descuidar da segurança de todos.