“Equatoriais” é uma coletânea de 13 contos inspirados nas viagens que o autor fez devido às suas atividades como servidor público da Funai. Essas viagens levaram Maurício a locais desconhecidos pela maioria dos brasileiros, onde ele teve a oportunidade de conhecer personagens e situações que o inspiraram a criar histórias que abordam questões como relações paternas, questões fundiárias e povos originários.
Este não é o primeiro livro de Maurício de Almeida. Ele estreou na literatura com “Beijando Dentes”, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura em 2007, e seguiu com o romance “A Instrução da Noite”, premiado no Prêmio São Paulo de Literatura em 2017 na categoria Autor Estreante com até 40 anos. Além disso, o autor teve obras traduzidas para o espanhol e inglês, e também escreveu peças de teatro e roteiros para audiovisual.
No programa Trilha de Letras, a jornalista Jordana Pires faz uma recomendação literária do livro “O Barulho do Fim do Mundo”, de Denise Emmer, no quadro Dando a Letra. A obra mistura o imaginário com o real para contar a história de uma casa e uma menina que enfrentam a opressão de tiranos.
O Trilha de Letras é um programa que busca debater assuntos atuais através da literatura, com convidados diferentes a cada edição. Criado em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, o programa já produziu três temporadas e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. A atual temporada foi gravada na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro, e conta com Eliana Alves Cruz como apresentadora, além de ter uma versão na Rádio MEC.