Com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada e 52 leitos divididos entre a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e a Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo), além de 9 leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCa), a Santa Mônica oferece um ambiente seguro e especializado para atender bebês prematuros e suas famílias.
A campanha Novembro Roxo, que cresce a cada ano, tem como objetivo sensibilizar a população sobre a prematuridade. Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 340 mil bebês nascem prematuros no Brasil anualmente, enquanto a Organização Mundial da Saúde aponta que 10% dos nascimentos no mundo são de bebês prematuros.
É fundamental ressaltar que bebês prematuros requerem cuidados especiais, dependendo da idade gestacional em que nascem. Quanto menor a idade gestacional, maiores são os riscos para a sobrevivência do bebê e, por isso, é essencial garantir um acompanhamento de qualidade desde o início da gestação.
Para Manuela Lima, coordenadora do Método Canguru na Maternidade Escola Santa Mônica, o Novembro Roxo é uma oportunidade para discutir a prematuridade, prevenção, cuidados e importância da amamentação, do contato pele a pele e do Método Canguru. Essas ações, segundo ela, podem salvar vidas e proporcionar um desenvolvimento saudável para os bebês prematuros.
Diante desse cenário, a Maternidade Escola Santa Mônica se mantém como uma instituição de excelência no atendimento de prematuros, oferecendo suporte e cuidados essenciais para garantir o bem-estar desses bebês tão especiais. O Novembro Roxo é mais do que uma campanha; é um compromisso com a saúde e a vida dos recém-nascidos prematuros.