BRASIL – Explosões em Brasília não afetam esquema de segurança para cúpula do G20 no Rio de Janeiro, afirmam autoridades federais

Nesta última quarta-feira (13), a capital brasileira, Brasília, foi palco de uma série de explosões que abalaram a segurança do país. O Superior Tribunal Federal (STF) e o estacionamento do Anexo 4 da Câmara dos Deputados foram os alvos desses ataques, deixando as autoridades em alerta.

Diante desse cenário de instabilidade, o Ministério das Relações Exteriores divulgou que o esquema de segurança para a Cúpula de Líderes do G20, que acontecerá no Rio de Janeiro na próxima semana, ainda está mantido. Apesar dos recentes acontecimentos, as autoridades afirmam que o planejamento para o evento continua conforme o previsto.

Para reforçar a segurança durante a Cúpula, o Ministério da Defesa informou que um contingente de 9 mil homens das Forças Armadas estará atuando na operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) na capital fluminense. Militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea Brasileira (FAB) serão responsáveis por proteger as comitivas dos líderes estrangeiros nos locais de realização do evento.

Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto nº 12.243, buscando reforçar a segurança das delegações presentes no evento, que representam 19 países-membros, a União Africana e a União Europeia, totalizando 56 delegações. A atuação dos militares será coordenada em conjunto com os órgãos de segurança pública federais e estaduais, sendo que a GLO terá duração até o dia 21 de novembro.

Diante das explosões em Brasília, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, ressaltou a gravidade dos atentados e a necessidade de uma investigação minuciosa. A unidade de investigação antiterrorismo foi acionada para auxiliar nas apurações, visando identificar possíveis grupos extremistas atuantes no país.

Com a análise dos fatos em curso, a Polícia Federal está tratando o caso sob a perspectiva de atos que atentam contra o Estado Democrático de Direito e atos terroristas. A atuação enérgica das autoridades é fundamental para garantir a segurança e a estabilidade do país diante desses desafios.

Sair da versão mobile