BRASIL – Explosões na Praça dos Três Poderes em Brasília são graves e exigem apuração rigorosa, diz vice-presidente Alckmin em Baku

Na última quarta-feira (13), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, se pronunciou sobre as explosões que ocorreram na Praça dos Três Poderes, em Brasília, durante sua participação na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) em Baku, no Azerbaijão. Em suas declarações, Alckmin classificou o ocorrido como grave e destacou a importância de uma investigação minuciosa para apurar os fatos.

“Triste e grave. Triste pela perda de vida e grave por ser um atentado a uma instituição da República, a um poder da República, que deve ser apurado com extrema rapidez e extremo rigor. E é isso que acredito que os órgãos de segurança o farão”, afirmou o vice-presidente. Ele também ressaltou que o episódio deve ser tratado como uma manifestação isolada e não como uma ameaça de novos ataques.

Alckmin destacou a importância do trabalho contínuo das instituições de segurança para garantir a redução da violência e a preservação da paz e da democracia. Ele reforçou a solidez das instituições brasileiras e a certeza de que a investigação será conduzida com rigor. Além disso, o vice-presidente descartou qualquer possibilidade de o incidente em Brasília representar uma ameaça ao G20, que terá início no Rio de Janeiro com a programação do G20 Social.

As explosões na Praça dos Três Poderes resultaram na morte de uma pessoa e no evacuação do Supremo Tribunal Federal, que foi alvo dos ataques. O veículo envolvido nas explosões foi identificado como pertencente a Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiu França, de Rio do Sul (SC). A identidade do corpo encontrado próximo ao local ainda não foi confirmada, mas a família reconheceu o veículo pelas imagens veiculadas na televisão.

Com o desenrolar dos acontecimentos, as autoridades brasileiras seguem investigando o caso com o compromisso de esclarecer todos os detalhes e trazer justiça às vítimas. A segurança nos eventos programados no Rio de Janeiro, incluindo o G20 Social, continua sendo prioridade para as autoridades responsáveis.

Sair da versão mobile