BRASIL – MEC antecipa divulgação dos gabaritos do Enem 2024 para esta quinta-feira, surpreendendo participantes e alterando cronograma oficial.

Nesta quinta-feira (14), o Ministério da Educação (MEC) surpreendeu ao antecipar a divulgação dos gabaritos e dos cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 (Enem). O anúncio original indicava que os resultados seriam divulgados somente no dia 20 de novembro, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, decidiu adiantar a publicação.

Os materiais já estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divididos de acordo com as cores dos cadernos de questões provas – verde, cinza, azul e amarelo – e por dia de aplicação – 3 e 10 de novembro.

Uma questão foi anulada na prova de ciências da natureza, como informou o Inep. A questão cancelada não será considerada para o cálculo da proficiência dos participantes. Nos cadernos de provas, a questão anulada é a 124 no verde, 100 no cinza, 129 no azul e 102 no amarelo.

Além disso, os gabaritos e os cadernos de questões das provas adaptadas para o leitor de tela livre também já estão disponíveis. Essa tecnologia de acessibilidade permite que deficientes visuais tenham acesso ao conteúdo das provas de forma mais acessível.

O prazo para solicitar a reaplicação das provas do Enem 2024 termina nesta sexta-feira (15), às 23h59. As novas provas estão previstas para os dias 10 e 11 de dezembro. A única reaplicação do exame está agendada para alunos que faltaram por problemas logísticos ou de saúde.

Os resultados finais do Enem serão divulgados em 13 de janeiro de 2025. Além disso, o programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação, premiará os estudantes do ensino médio público que participaram do exame com uma parcela extra de R$ 200.

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil e é utilizado como critério de seleção por diversas instituições públicas e privadas. Os resultados das provas também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas com convênio com o Inep.

Sair da versão mobile