O sistema de binário, onde vias paralelas são utilizadas como de mão única, foi implementado no Calmon. As ruas Dr. Antônio Nunes Leite e João Leite Sobrinho passaram a operar no sentido Fernandes Lima-Bebedouro, com o tráfego exclusivo para ônibus na primeira rua. Essa medida não apenas proporcionou mais fluidez e segurança no trânsito, mas também otimizou o transporte público na região. Todo o trabalho realizado no binário do Calmon seguiu as orientações do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).
A requalificação das vias e a implementação do sistema de binário fazem parte de um pacote de mobilidade urbana planejado pela prefeitura e executado por empresas contratadas pela Braskem. As obras, que devem durar cerca de 3 anos e meio, são fiscalizadas pelo poder público e têm um custo estimado em R$360 milhões, com correção anual.
Além das intervenções no binário do Calmon, o projeto também prevê a construção, ampliação ou recuperação de 33,4 quilômetros de vias, implantação de quase 37 quilômetros de calçadas acessíveis e ciclovias, requalificação de passeios públicos e estacionamentos, instalação de nova iluminação e rede elétrica, drenagem de águas pluviais, e a implementação de um sistema de semáforos inteligentes que já está em funcionamento. Essas medidas visam melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos moradores da região.