Com um grande impacto cultural, o Festival Carambola reúne mais de 60 atrações alagoanas ao longo de oito anos e valoriza a diversidade, sustentabilidade, localidade, acessibilidade e formação. Além disso, o evento conta com feiras de artes e artesanato, gastronomia alagoana e uma representatividade significativa, com pelo menos 50% da lineup de artistas sendo mulheres/LGBTQIAPN+.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o festival não só valoriza a cultura e a diversidade local, mas também movimenta a economia do estado, com um público de aproximadamente 6 mil pessoas, incluindo turistas de 16 mercados emissores. Esses turistas gastam em média R$1.200,00 por dia, o que contribui para a economia durante o feriadão entre os dias 15 e 20 de novembro.
Além dos impactos econômicos, o Festival Carambola também tem impactos sociais significativos, com mais de 3 mil pessoas beneficiadas pelas ações do evento, incluindo doações de alimentos, acessibilidade, inclusão e a geração de mais de 900 empregos diretos e indiretos.
Outra iniciativa importante do festival é a parceria com o programa Alagoas Sem Fome, que disponibiliza ingressos solidários e arrecada alimentos para combater a insegurança alimentar no estado. Além disso, o Festival Carambola contribui para a representação de Alagoas em mercados criativos internacionais, valorizando artistas locais e homenageando personalidades importantes do estado.
O evento está sendo elogiado por sua contribuição para a economia, cultura e inclusão social em Alagoas, demonstrando a importância do turismo e dos eventos culturais para o desenvolvimento do estado.