As novas provas estão marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro para os candidatos que tiverem seus pedidos deferidos pelo Inep. Entre os motivos que possibilitam a reaplicação, estão problemas de saúde, como estar infectado por doenças específicas listadas no edital, e problemas de infraestrutura e logística durante a aplicação das provas.
É importante ressaltar que não terão direito à reaplicação os candidatos que faltaram a qualquer um dos dias de aplicação do Enem por motivos não previstos no edital. A solicitação de reaplicação deve ser feita de forma online, através do envio de um documento legível que comprove a condição que motivou a solicitação.
O Inep informou que ainda não há previsão para a divulgação da aprovação ou reprovação dos pedidos de reaplicação, pois dependerá da quantidade de solicitações recebidas. A aprovação do pedido de reaplicação será comunicada através da Página do Participante. As provas de reaplicação terão o mesmo formato das provas regulares, porém com questões e temas diferentes para garantir a equidade entre os candidatos.
As notas finais do Enem 2024, tanto da aplicação regular quanto da reaplicação, serão divulgadas em 13 de janeiro de 2025. Portanto, os candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos e desejam solicitar a reaplicação devem ficar atentos ao prazo final e seguir as orientações do Inep para garantir a participação nessa etapa do exame.