Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o ex-presidente ressaltou a relevância do G20 Social como uma forma de promover a participação da sociedade civil organizada nas discussões do grupo, que reúne as principais economias mundiais, a União Europeia e a União Africana. Ele também revelou que havia convidado o presidente da África do Sul, Ramaphosa, para participar do encerramento do G20 Social, visando motivá-lo a adotar essa prática em seu país.
Durante a reunião, Lula e Guterres discutiram não apenas sobre o G20 Social, mas também sobre a programação da Cúpula do G20, o andamento da COP29 e as negociações em curso sobre clima e meio ambiente que ocorrem paralelamente às atividades do G20 em Baku, Azerbaijão.
A África do Sul, que sediará a reunião do G20 em 2025, confirmou que seguirá o exemplo e também realizará o G20 Social. Neste sábado, foi aprovado o documento final da reunião do G20 Social de 2024, que será entregue aos presidentes do Brasil e da África do Sul.
O compromisso de Lula em promover o diálogo entre os líderes e a sociedade civil, bem como a busca por medidas concretas para enfrentar desafios globais como a crise climática, refletem a importância de abordagens inclusivas e colaborativas no âmbito internacional. O ex-presidente demonstra sua liderança e comprometimento com iniciativas que visam um mundo mais justo e sustentável.