Segundo dados da Superintendência de Informações e Cenários da Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o PIB de Alagoas teve um crescimento de 3,2% em 2022, totalizando R$ 76,07 bilhões. O setor de Serviços foi o que mais contribuiu para esse resultado, com uma variação positiva de 4,99%, alcançando o valor de R$ 48,47 bilhões.
O bom desempenho do subsetor de Alojamento e Alimentação foi um dos destaques, sendo impulsionado pela recuperação do turismo após a pandemia. Outro segmento que também teve um crescimento significativo foi o de Artes, Cultura, Esporte, Recreação e outras atividades de serviços, com um aumento de 23,06%.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, comemorou os resultados positivos, destacando o trabalho realizado pelo Governo de Alagoas para incentivar a atividade turística no estado. Ela ressaltou a importância da infraestrutura hoteleira e do aumento do fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que contribuíram para o crescimento do setor.
Com um aumento de mais de 12 mil assentos ofertados e uma incremento de mais de 50 mil passageiros no aeroporto, Alagoas se consolida como um destino turístico atrativo e promissor. A secretária acredita que os números relacionados à atividade turística em 2023 e 2024 serão ainda mais positivos, consolidando o estado como um importante polo turístico no país.