A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL) esteve presente para acompanhar o primeiro desembarque, celebrando o início de uma série de paradas que prometem movimentar a economia alagoana. A expectativa é grande para os impactos que o turismo de cruzeiros pode trazer para o estado, impulsionando setores direta e indiretamente ligados ao setor.
O navio partiu da cidade do Recife, fez sua primeira escala em Maceió e seguirá em direção a Salvador, seu destino final. Além da chegada marcante nesta segunda-feira, o Costa Pacifica está programado para fazer uma nova conexão no dia 30 de março de 2025, ampliando as oportunidades de turismo na região.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, ressaltou a importância da temporada de cruzeiros para fortalecer o Destino Alagoas como um dos principais destinos turísticos do país. Além de impactar positivamente a capital, a temporada também beneficia as regiões turísticas próximas, estimulando o desenvolvimento regional.
De acordo com um estudo realizado pela Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros (Clia), cada turista a bordo de um navio de cruzeiro pode gerar um impacto financeiro de R$ 606 no local de parada. Com a expectativa de ocupação dos leitos disponíveis, a economia do estado pode receber mais de R$ 80 milhões com o fluxo de turistas durante a temporada 24/25.
A previsão é de que ao longo da temporada, 14 navios cheguem ao Porto de Maceió, realizando 33 paradas na capital. Com um aumento na oferta de leitos em comparação com a temporada anterior, a expectativa é de que mais de 148 mil leitos sejam ofertados, consolidando Alagoas como um destino turístico de destaque para turistas nacionais e internacionais.