ALAGOAS – Sefaz apresenta projeto piloto do programa Contribuinte Arretado para ranquear contribuintes com base nas obrigações fiscais.

No dia 18 de novembro de 2024, a Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz) apresentou o projeto piloto do programa Contribuinte Arretado. O encontro virtual contou com a participação de 2.500 contribuintes selecionados com base no cumprimento de suas obrigações fiscais, tanto principais quanto acessórias. A iniciativa tem como objetivo principal incentivar a conformidade tributária no estado.

O projeto piloto servirá como fase de testes, permitindo que os contribuintes selecionados acessem o portal de rating para verificar suas informações e sugerir ajustes antes do lançamento oficial do programa. A superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, ressaltou a importância da participação ativa dos contribuintes, compartilhando seus feedbacks para aprimorar o projeto.

O processo de classificação dos contribuintes leva em consideração a adimplência e a aderência às obrigações fiscais. No critério de adimplência, é analisado o cumprimento das obrigações tributárias, enquanto a aderência avalia a consistência entre declarações e documentos fiscais eletrônicos.

Os contribuintes que obtiverem uma boa avaliação poderão receber benefícios, como a isenção do ICMS, de acordo com a nova regra estabelecida pelo Decreto nº 99.608. Empresas com classificação A poderão ser isentas com receitas de até R$ 150 mil, enquanto aquelas na categoria B terão isenção para receitas de até R$ 120 mil.

Para os contribuintes que não puderam participar do encontro online, uma gravação será disponibilizada exclusivamente no Portal do Contribuinte da Sefaz. A iniciativa visa incentivar a melhoria da conformidade tributária e a transparência no processo de classificação dos contribuintes em Alagoas.

Sair da versão mobile