De acordo com a pesquisa, que teve como base os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego, 30 ocupações ligadas à tecnologia registraram um considerável avanço no mercado de trabalho. Destaque para a profissão de engenheiro de sistemas operacionais em computação, que apresentou um impressionante crescimento de 741,2% na quantidade de vínculos de emprego nos últimos dez anos.
Além disso, outras ocupações também tiveram um crescimento expressivo, como tecnólogo em gestão de TI (450,7%), pesquisador em ciências da computação e informática (579,3%) e engenheiro de aplicativos em computação (258%). Em termos absolutos, as funções que mais se destacaram foram analista de desenvolvimento de sistemas, programador de sistemas de informação, técnico de apoio ao usuário de internet, analista de suporte computacional e instalador-reparador de redes telefônicas e de comunicação de dados.
Em 2012, as 30 profissões ligadas à tecnologia analisadas na pesquisa totalizavam cerca de 445 mil empregos. Já em 2022, esse número saltou para 868,1 mil postos de trabalho, representando um aumento significativo de 95%. Jaime Vasconcellos, da FecomercioSP, ressaltou a importância da tecnologia na geração de transformações econômicas e sociais, destacando a necessidade de um ambiente favorável à inovação para impulsionar ainda mais o mercado laboral.