ALAGOAS – Alagoas lidera em igualdade racial na aprendizagem de Matemática, revela Relatório do Observatório da Branquitude.

Em recente estudo realizado pelo Observatório da Branquitude, foi constatado que Alagoas é o único estado brasileiro onde os alunos autodeclarados negros apresentam uma média de aprendizagem em Matemática superior à dos estudantes brancos. De acordo com os dados coletados a partir do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb) de 2023, os meninos autodeclarados negros do 9º ano do ensino fundamental alcançaram uma média de 251.5 em Matemática, enquanto os alunos brancos atingiram uma média de 250.2 nessa mesma disciplina.

Essa inversão de posições em relação à média de aprendizagem em Matemática é um fenômeno único no Brasil, pois, de forma geral, os estudantes autodeclarados brancos costumam apresentar melhores médias de aprendizagem tanto em Matemática quanto em Português. Contudo, em Alagoas, a realidade se mostra diferente, o que desperta o interesse de especialistas da área educacional.

Segundo informações divulgadas pelo jornal O Globo, esse destaque dos alunos negros de Alagoas reflete as políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado para combater a desigualdade racial no ambiente escolar. Dentre essas políticas, destacam-se programas como o Cartão Escola 10, que visa manter os estudantes em sala de aula, e o Professor Mentor, que promove o protagonismo estudantil através do “Projeto de Vida”. Além disso, a participação em olimpíadas, especialmente de Matemática, também contribui para a inclusão e valorização dos talentos individuais e coletivos dos alunos.

Para Zezito de Araújo, técnico pedagógico da Secretaria de Educação de Alagoas, a atualização do Referencial Curricular do estado com abordagens sobre as relações étnico-raciais, aliada à análise de dados do Censo Escolar e do IBGE, são estratégias fundamentais para o desenvolvimento de políticas educacionais mais inclusivas. Já Fabiana Alves de Melo Dias, superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Políticas Educacionais da Seduc, destaca a importância do programa “Declare sua Cor” na identificação e atendimento das necessidades específicas dos diferentes grupos étnico-raciais.

Diante desse cenário, fica evidente que as ações implementadas pelo Governo de Alagoas têm contribuído significativamente para a promoção da equidade racial na educação, beneficiando não apenas os alunos negros, mas toda a comunidade escolar. É essencial que esse compromisso com a igualdade seja contínuo e que políticas eficazes sejam desenvolvidas e monitoradas com base em dados concretos, visando sempre garantir uma educação de qualidade para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo