Durante a cerimônia, a Banda de Música da PM executou os hinos em homenagem à bandeira, enquanto os alunos do Curso de Formação de Oficiais (CHO) e Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) participaram do evento sob o comando do capitão Albenes Cordeiro.
O hasteamento da Bandeira Nacional foi conduzido pelos tenentes-coronéis Xavier, Roberto Júnior e Josiene, seguindo as prescrições do Decreto Presidencial nº 88.513, que regulamenta as honras e continências militares. Além disso, as bandeiras inservíveis foram incineradas de acordo com a tradição.
A Bandeira Nacional, instituída em 1889, quatro dias após a Proclamação da República, traz em suas cores um simbolismo importante para a história do Brasil. O verde representa a Casa de Bragança, da família real portuguesa, e o amarelo remete aos Habsburgos, família da imperatriz Leopoldina. As estrelas no pavilhão representam os estados brasileiros e o Distrito Federal, com a disposição imitando a constelação do Cruzeiro do Sul.
Entre os presentes na cerimônia estavam autoridades da Polícia Militar, como o diretor de Ensino e Pesquisa (DEIP) tenente-coronel Roberto Júnior, a diretora de Comunicação Social (DCS) tenente-coronel Josiene Lima, e outros comandantes da corporação.
O Dia da Bandeira é uma data importante para celebrar e reafirmar os valores patrióticos e históricos do Brasil, e a Polícia Militar de Alagoas honrou essa tradição com um evento solene e respeitoso.