A iniciativa, coordenada pela nutricionista Ana Rafaela Almeida e pela terapeuta ocupacional Lianna Leite, visa proporcionar às usuárias de longa permanência da unidade hospitalar psiquiátrica a possibilidade de contato com o ambiente externo, por meio de passeios terapêuticos. De acordo com as idealizadoras, essa ação gera uma série de benefícios para as pacientes, fortalecendo o enfrentamento do processo de internação, priorizando a humanização e a integralidade do tratamento.
As atividades são realizadas com pacientes da ala feminina “Nossa Casa”, um ambulatório que acolhe principalmente mulheres idosas, residentes sem vínculo familiar. A escolha das usuárias que participam dos passeios é feita com base na avaliação da condição psiquiátrica observada pela equipe multiprofissional, garantindo que a experiência seja positiva e segura para todas as envolvidas.
Os passeios terapêuticos oferecem às pacientes estimulação sensorial, mudança de rotina, melhor interação social e uma sensação de liberdade antes esquecida. Além disso, promovem uma melhor adesão ao tratamento, educação e cuidado integral. Essas vivências, que só o ambiente externo pode proporcionar, respeitam as particularidades de cada indivíduo, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).
A apresentação do plano está agendada para o dia 27 deste mês, das 8h às 12h, no auditório do Hospital do Coração Alagoano. O projeto do Portugal Ramalho é mais uma iniciativa de sucesso que busca humanizar o atendimento na área da saúde mental, proporcionando momentos especiais e de cuidado integral para as usuárias da unidade hospitalar.